
A vida são dois dias, o Carnaval três e as festividades de Vila Nova de Famalicão quatro. A época mais divertida do ano está a chegar. Já pensou nas máscaras?
Corpo do artigo
Chegou a altura do ano em que as músicas que ecoam na nossa cabeça são da Ivete Sangalo, em que a criatividade é direcionada quase em exclusivo para pensar no melhor disfarce e em que a alegria é sentida desde o acordar. É verdade, o Carnaval está aí à porta e se há momento em que a diversão é tratada como uma prioridade, ei-lo aqui.
Por todo o país, as ruas enchem-se de foliões cuja prioridade é ser feliz e “está na cara” que não há melhor sítio para encontrar essa felicidade do que Vila Nova de Famalicão. A espontaneidade e a fantasia são as palavras de ordem dadas pela autarquia, que organiza uma festa de quatro dias, cujo momento alto se celebra na noite de 12 para 13 de fevereiro.
E se isto não é novidade aos famalicenses, a verdade é que o resto do país também já tem ideia da dimensão dos festejos. Todos os anos, milhares de pessoas rumam até ao município para viver a época, garantindo que não há noite igual. A única regra é ir fantasiado e pronto para a festa.
O cartaz das festas
Esta tradição que remonta aos anos 80 não para de crescer e para ela contribuem famílias inteiras e grupos de amigos que invadem a cidade. Os bares e os cafés não ficam de fora e mantêm as portas abertas madrugada dentro, convidando DJ’s para dar música aos foliões. E para garantir que todos chegam bem, tanto ao Carnaval como a casa, a autarquia disponibiliza transporte rodoviário gratuito dentro do concelho durante toda a noite, havendo ainda uma parceria com a CP – Comboios de Portugal, em que as viagens de ida e volta nas linhas dos Comboios Urbanos do Porto custam apenas três euros.
Além disso, é também a Câmara Municipal a responsável pela animação em quatro espaços instalados na Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e na Praça – Mercado Municipal, assim como pelas Praças da Alimentação, instaladas na Praceta Cupertino de Miranda e na Rua Padre Benjamim Salgado, e pelo desfile e concurso de mascarados no palco da Rua Luís Barroso.
Bares e cafés mantêm as portas abertas durante a madrugada, convidando DJ’s para dar música aos foliões
A sustentabilidade também sai à rua
O autarca, Mário Passos, acredita que a noite será memorável: “É uma das festas mais aguardadas do ano pelos famalicenses, mas também pelos milhares de pessoas que escolhem Famalicão para viver esta noite e que já reconhecem o nosso Carnaval como um dos melhores do país”.
E como nem em tempo de festa a sustentabilidade tira férias, este ano as preocupações ambientais mantêm-se e a aposta na consciencialização da comunidade para a necessidade de redução do consumo de plástico também. Assim, saiba que em todos os estabelecimentos aderentes vão ser utilizados copos reutilizáveis.
Com isto dito, se ainda tinha dúvidas sobre o sítio onde iria festejar o Carnaval, acreditamos que já não as tenha. Agora, basta dedicar-se ao seu fato e rumar para Vila Nova de Famalicão, onde “está na cara” que é o melhor local para celebrar.


