Nicky, a cadela mais famosa do comando da GNR de Braga, reformou-se. Mais de seis anos depois de ter integrado a secção cinotécnica da GNR, sedeada em Barcelos, Nicky vai, agora, descansar.
Corpo do artigo
A pastor belga fazia binómio com o seu tratador, o cabo Fernando Soares, com quem "teve empatia quase imediata". De resto, esta empatia e a relação de confiança entre o cão e o homem são "determinantes" para o desempenho da profissão.
Nicky treinou durante cerca de dois anos até estar apta para as missões que diariamente lhe eram confiadas, nomeadamente a procura de desaparecidos.
"Calculista, ágil, rápida e motivada para responder rapidamente", era assim que Fernando Soares a descrevia em 2021 numa reportagem do JN.
No currículo de Nicky e de Fernando Soares contam missões como a busca e salvamento de um idoso desaparecido em Penafiel, em 2018, e de um outro em Famalicão, em 2021.
A cadela vai agora dedicar-se a outras funções mais domésticas e de companhia durante a sua reforma, enquanto elemento da equipa cinotécnica da GNR, mas a relação com o seu tratador continuará, já que ficou a cargo de Fernando Soares.