Mário Machado entrega-se na cadeia após participar em manifestação nacionalista
O militante neonazi Mário Machado anunciou nas redes sociais que se irá entregar dentro de aproximadamente dez dias numa cadeia para cumprir os dois anos e 10 meses de prisão a que foi condenado. Antes disso, prometeu marcar presença numa manifestação nacionalista do Grupo 1143 que se irá realizar sábado, em Albufeira.
Corpo do artigo
Segundo uma mensagem publicada em vários grupos nacionalistas, Mário Machado irá entregar-se numa cadeia "dentro de aproximadamente 10 dias, para cumprir uma pena de 34 meses por ter escrito um tweet irónico e sarcástico". Esta manhã, o Tribunal Constitucional rejeitou o derradeiro recurso do militante de extrama-direita.
Mário Machado terá agora de cumprir os dois anos e dez meses de prisão efetiva a que havia sido condenado por um crime de discriminação e incitamento ao ódio e violência. Em causa está uma publicação no Twitter na qual, considerou o tribunal, apelava ao ódio e violência contra mulheres de esquerda, visando em particular a então dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.
Prometeu estar em manifestação contra imigração no sábado
"Mário Machado consegue assim, ainda marcar presença na próxima manifestação do Grupo 1143, sábado em Albufeira", anuncia a mesma missiva. A manifestação nacionalista está convocada para as 18 horas de 8 de fevereiro e tem como lema: "Menos imigrantes, menos crime".
Nos grupos nacionalistas, vários apoiantes do militante neonazi sugeriram a reailzação de manifestações de repúdio à porta da cadeia onde se irá entregar. Mário Machado agradeceu a sugestão, mas recusou-a. "Nem pensar", respondeu.