O Ministério da Defesa israelita anunciou esta quinta-feira um novo pacote de ajuda norte-americano, no valor de 7,7 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
As negociações entre Israel e os Estados Unidos foram concluídas em Washington e dizem respeito à libertação de 3,5 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) para a compra de materiais e equipamentos de guerra, e 5,2 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros) destinados a sistemas de defesa antiaérea, incluindo a Cúpula de Ferro, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa.
O anúncio surge em plena escalada militar entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah, a par da guerra na Faixa de Gaza, que se prolonga há quase um ano, desde o ataque do movimento islamita palestiniano Hamas, em 7 de outubro em território israelita.
No seu discurso hoje na assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque, o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, desafiou os estados-membros para que "parem o genocídio" e que "parem de entregar armas" a Israel.
"Esta loucura tem de parar. O mundo inteiro é responsável pelo sofrimento da nossa população em Gaza e na Cisjordânia", declarou o líder palestiniano, sob grandes aplausos, ao subir ao palanque nas Nações Unidas para o seu discurso.
Israel tem vindo a trabalhar há vários anos num sistema antimíssil laser que lhe poderá dar uma vantagem considerável sobre o arsenal de rockets e mísseis que o Hezbollah possui no território libanês.
Em 2021, o Ministério da Defesa indicou que estava a trabalhar com o grupo israelita Elbit System num sistema laser, que poderia ser instalado a bordo de uma pequena aeronave civil e que permitiria atingir qualquer objeto voador, como "drones, projéteis, foguetes e mísseis balísticos".
A nova ajuda de 5,2 mil milhões de dólares irá reforçar os sistemas de defesa antiaérea Cúpula de Ferro e Funda de David, ao mesmo tempo que apoiará o desenvolvimento de "um sistema de defesa avançado utilizando um feixe laser muito poderoso e atualmente em fase final de desenvolvimento".
Este valor junta-se aos mais de três mil milhões de dólares de assistência militar que Israel recebe anualmente no âmbito de um acordo de 10 anos com Washington, que entrou em vigor em 2019.
No total, Israel receberá cerca de 8,7 mil milhões de dólares em ajuda militar dos Estados Unidos, segundo o Ministério da Defesa israelita, que não especificou se a entrega dos mais de cinco mil milhões adicionais ocorrerá este ano.
O desembolso adicional já recebeu aprovação parlamentar, no âmbito de um pacote de ajuda de 95 mil milhões de dólares (85 mil milhões de euros) à Ucrânia, Israel e Taiwan, ratificado em abril pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, e que inclui cerca de 14 mil milhões de dólares (12,5 mil milhões de euros) de assistência militar para Telavive.