A análise feita por técnicos especializados do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e pela Proteção Civil de Braga afastou a “possibilidade de risco de desmoronamento” de um prédio que tinha sido evacuado por precaução, anunciou esta segunda-feira a Câmara.
Corpo do artigo
Em comunicado, a autarquia refere que, após as análises realizadas ao edifício, os oito moradores estão autorizados a regressar às suas casas, de onde tinham sido retirados na última quinta-feira por precaução. Também os espaços comerciais poderão reabrir.
“Após avaliação da estrutura do prédio localizado no cruzamento entre a Praça do Município e a Rua Frei Caetano Brandão por técnicos especializados do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, juntamente com a Proteção Civil Municipal, informa-se que os moradores do referido prédio estão autorizados a regressar às suas habitações e o comércio será reaberto de imediato”, refere o comunicado.
De acordo com a Câmara de Braga, “a decisão surge na sequência da análise de dados obtidos durante estes dias que afastam a possibilidade de risco de desmoronamento do edifício e garantem a total segurança de pessoas e bens”.
Ainda assim, segundo a autarquia, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho “efetuará estudos complementares durante as próximas semanas para monitorizar a evolução da situação”. “A normal circulação automóvel na Rua Frei Caetano Brandão foi já restabelecida na via mais afastada do prédio, no sentido Rua D. Afonso Henriques e Largo Paulo Osório. A via que dá acesso ao Largo do Pópulo mantém-se interdita ao trânsito automóvel e à circulação pedonal para realização de trabalhos”, esclarece o comunicado.
Na Praça do Município, a entrada continua a ser feita pela Rua de Santo António e a saída pelo acesso à Rua Frei Caetano Brandão.