Estreia no Grupo B foi muito difícil para a seleção portuguesa, derrotada sem dó nem piedade pelas atuais campeãs do Mundo (5-0).
Corpo do artigo
A missão adivinhava-se complicada para Portugal na estreia no Euro 2025 e confirmou-se por inteiro. Num jogo de sentido único, a Espanha ganhou por 5-0, assumindo desde já a liderança do Grupo B. Na outra partida do dia, a Itália derrotou a Bélgica, por 1-0.
A resistência lusa ao melhor futebol das espanholas durou apenas dois minutos. Num lançamento em profundidade, a avançada Esther González controlou a bola com o ombro e desviou com classe para a baliza, abrindo o marcador.
As portuguesas acusaram muito o golo sofrido tão cedo e o 2-0 surgiu aos sete minutos, numa boa jogada coletiva da Espanha, finalizada com facilidade pela jovem Vicky López.
Numa primeira parte em que Portugal não conseguiu criar perigo, a guarda-redes Inês Pereira foi adiando o terceiro das campeãs mundiais com um par de belas defesas, mas aos 41 minutos não foi capaz de deter um disparo de Alexia Putellas. Logo a seguir, Esther González bisou num lance algo caricato em que a bola resvalou do poste para a atacante espanhola, que fez o 4-0 antes do intervalo.
No segundo tempo, a Espanha baixou o ritmo e a equipa das quinas conseguiu equilibrar um pouco mais a partida, também fruto das substituições operadas pelo técnico Francisco Neto. Aos 75 minutos, Ana Capeta esteve perto do golo, numa jogada em que surgiu à vontade na área adversária, mas rematou por cima da barra.
Já nos descontos, as espanholas chegaram ao quinto golo, por Cristina Martin-Prieto, num golpe de cabeça imparável.