O diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, afirmou, esta sexta-feira, que Portugal "é um dos países mais seguros" do mundo, sublinhando que esta é "uma realidade que deve ser dita, celebrada e protegida".
Corpo do artigo
Falando em Braga, durante a cerimónia de comemoração dos 148 anos do comando local da PSP, Luís Carrilho vincou que aquela é também "uma das zonas urbanas do país". "Portugal é, felizmente, um dos países mais seguros do mundo e Braga é uma das zonas urbanas mais seguras do país. Isto não é retórica institucional, esta é uma realidade que deve ser dita, celebrada e protegida", referiu.
Na sua intervenção, Luís Carrilho alertou para a importância de recrutamento de novos profissionais, sublinhando que é preciso investir na capacidade de "atrair os melhores", designadamente mulheres, em nome de uma polícia "mais moderna, mais humana e mais preparada".
O comandante em suplência da PSP de Braga, Sérgio Soares, alertou para o aumento de 40% da área sob jurisdição daquele comando, para a diminuição do rácio de polícias por cada mil habitantes e para o aumento do nível etário dos profissionais. "Há 24 anos, eram 2,7 polícias por mil habitantes, hoje são 2,3 e a média de idades é de 49 anos", referiu.