Um bebé com 26 semanas, nascido a bordo de uma ambulância dos Bombeiros da Nazaré, faleceu poucos minutos depois de chegar ao Hospital de Leiria, na manhã desta quinta-feira.
Corpo do artigo
O desfecho trágico foi confirmado ao JN pelo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, Mário Cerol, que revelou que o pedido de socorro, oriundo do lugar de Valado dos Frades, chegou ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, transferido pelo 112, às 8.30 horas. A mulher grávida, de 33 anos, apresentava sangramento e contrações regulares, sem rotura da bolsa.
Chegados ao local, os Bombeiros da Nazaré, acompanhados pela ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça, pediram apoio ao INEM, que acabaria por aprovar, 20 minutos depois, a ajuda extra da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Coimbra.
Segundo o “Expresso”, a VMER, saída do Hospital de Coimbra às 8.56 horas, acabaria por juntar-se com as restantes viaturas num ponto de encontro na A8, no caminho para o Hospital de Leiria. Terá sido ainda disponibilizada uma ambulância de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP) para levar o prematuro para a maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.
Os dados da CODU indicam que o parto ocorreu às 9.10 horas, na ambulância dos bombeiros, quando esta se encontrava a 10 minutos do Hospital de Leiria, com o prematuro a apresentar um índice de Apgar 4, próximo de “um quadro grave”. Admitido na Urgência Obstétrica de Leira, o recém-nascido morreu pouco após a entrada no hospital, tendo o óbito sido declarado às 9.53 horas.
É a terceira morte de um bebé em circunstâncias semelhantes nas últimas semanas.