Placas de prédio voaram 200 metros e atingiram escola de Matosinhos
Uma rajada de ventos fortes atirou pelo ar várias placas da cobertura de um prédio, que caíram sobre carros e até na escadaria principal da Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos. Uma árvore também caiu sobre a linha do metro, junto à estação do Parque Real, provocando um corte na circulação.
O incidente ocorreu pelas 8.05 horas desta quarta-feira. Foram uns oito minutos de susto, com ventos fortes a atirarem todo o tipo de detritos pelo ar. Várias placas da cobertura de um prédio, que voaram cerca de 200 metros, caíram sobre carros, na entrada principal e no telhado da Escola Secundária Gonçalves Zarco, em Matosinhos.
A zona envolvente daquela escola e o seu jardim ficaram repletas de placas, assustando quem ainda chegava e os alunos que já se encontravam a ter aulas. Parte do gradeamento ficou danificado mas o edifício não sofreu danos estruturais, confirmou ao JN José Ramos, diretor da escola. "Pelas 8.20 horas, os alunos já tinham entrado e não saíram, porque estavam mais seguros dentro do edifício", acrescentou.
As atividades letivas estão a decorrer com normalidade, embora os alunos estejam impedidos de ir ao recreio. Quando as aulas do período da manhã terminarem, pelas 13.30 horas, os alunos serão encaminhados para saírem pela entrada lateral, porque junto à principal decorrem trabalhos de limpeza.
O episódio de ventos fortes também levou à queda de uma árvore sobre a linha do metro, junto à Estação de Parque Real, a um minuto da secundária Zarco, obrigando ao corte temporário da circulação.

