Os investigadores norte-americanos acusaram cinco pessoas de estarem ligadas à morte do ator Matthew Perry, o eterno "Chandler" da série "Friends", no ano passado, por overdose de cetamina.
Corpo do artigo
"Estes arguidos aproveitaram-se dos problemas de dependência de Perry para enriquecerem. Sabiam que o que estavam a fazer era errado. Sabiam que o que estavam a fazer representava um grande perigo para Perry, mas fizeram-no na mesma”, afirmou o procurador Martin Estrada à AFP.
De acordo com o "The New York Times", que cita as autoridades norte-americanas, o assistente pessoal de Matthew Perry, dois médicos e duas outras pessoas foram acusados de fornecer a cetamina que causou a morte de Perry.
Os procuradores afirmam que o assistente de Perry e uma outra pessoa conhecida do ator trabalharam em conjunto com dois médicos e um traficante de droga para fornecer cetamina a Perry, no valor de milhares de euros.
Os suspeitos de levar a cetamina a Perry serão Jasveen Sangha, conhecida como "a rainha da cetamina" que teria um "esconderijo" de droga em North Hollywood, e Salvador Plasencia, conhecido como “Dr. P.”, que será médico de um centro de cuidados urgentes, de acordo com a acusação.
Também terão sido apreendidos computadores, telefones e outros equipamentos eletrónicos. Segundo o "TMZ", a investigação possui mensagens de texto onde a vítima é implicada e onde é mencionado como lhe seria entregue a droga e qual o preço que pagaria. "Na sua investigação, as autoridades encontraram outras celebridades envolvidas no esquema de drogas de Hollywood", informou o mesmo site.
A polícia de Los Angeles já tinha revelado que estava a investigar a morte do ator e, em junho deste ano, anunciou que deveriam ser acusadas "várias pessoas".
O ator Matthew Perry morreu a 28 de outubro de 2023, aos 54 anos, devido aos efeitos agudos do uso de cetamina como analgésico, segundo os resultados da autópsia divulgados em dezembro do ano passado.
O Departamento Médico Legista do Condado de Los Angeles afirmou no relatório da autópsia que Perry se afogou "na parte aquecida da piscina", mas que esse foi um fator secundário da sua morte.
O relatório nota ainda que a doença arterial coronária e os efeitos da buprenorfina, um medicamento usado para tratar o consumo de drogas, também contribuíram para a morte precoce do ator.
Perry foi declarado morto após ser encontrado inconsciente em sua casa, na zona de Pacific Palisades, em Los Angeles. A autópsia foi realizada no dia seguinte. O ator estava a utilizar cetamina na altura em que morreu, para o ajudar a combater o vício da droga.