Maria Marques confirmou o fim do casamento com o treinador português Artur Jorge, pronta a recomeçar uma nova etapa. Divórcio foi oficializado por videoconferência, depois de vir a público traição com Hanna Santos, ex-repórter da Botafogo TV.
Corpo do artigo
O treinador português Artur Jorge e Maria Marques estão oficialmente divorciados. O processo foi concluído na sexta-feira por mútuo consentimento e à distância, através de videoconferência, uma vez que Artur Jorge se encontra no Catar, onde orienta o Al-Rayyan. Maria permanece em Portugal, onde inicia agora uma nova etapa da sua vida.
Nas redes sociais, assinalou o momento com discrição. “23.05.2025. Hoje fechei uma porta. O resto… é silêncio e recomeço”, escreveu, na legenda de uma fotografia ao pôr do sol. A publicação foi recebida com inúmeras mensagens de apoio, sobretudo de adeptos do Botafogo, clube brasileiro onde Artur Jorge se destacou em 2024 ao conquistar a Taça Libertadores.
O casal estava junto desde 1993. Da relação nasceram três filhos — Artur Jorge Júnior, que joga no Farense, Bárbara e Maria — e quatro netos. Em abril de 2024, Maria Marques acompanhou o marido para o Brasil, numa mudança apressada. “Trinta e um anos de casados, dois de namoro e três de tentar namorar. Eu nunca tinha vindo ao Rio até vir para cá morar”, recordou. Deixou para trás a família e uma carreira consolidada como diretora-geral de uma empresa de bebidas alcoólicas.
O fim do casamento tornou-se público após a divulgação de uma alegada infidelidade do treinador com a jornalista Hanna Santos, neta da antiga glória do Botafogo, Nilton Santos. Segundo o jornal brasileiro “Extra”, Maria terá descoberto a traição por acaso, há cerca de cinco meses, depois de uma chamada telefónica em que Artur Jorge deixou o telemóvel ligado. A relação com Hanna terá começado antes da final da Libertadores, disputada em novembro.
Hanna abandonou, entretanto, a Botafogo TV e tem visitado o treinador no Catar. A relação entre ambos ainda não foi oficialmente assumida, mas tudo indica que vivem um namoro à distância.
Desde então, Maria tem utilizado as redes sociais para publicar mensagens subliminares. Em março, partilhou: “A traição não é sobre o que fizeste ou deixaste de fazer. Não é sobre a tua aparência, sobre o quanto amaste ou entregaste. A traição reflete apenas o carácter de quem escolheu enganar, mentir e desrespeitar. Não te culpes pelo erro dos outros. Quem trai não o faz por falta de amor no outro, mas por falta de valores em si próprio".
Enquanto Maria Marques reconstrói a vida em Portugal rodeada da família, Artur Jorge prepara-se para novos desafios no Catar. Este sábado, a sua equipa perdeu a final da Taça do Emir, contra o Al Gharafa, do também treinador português Pedro Martins.