Aos 94 anos, atriz vive um braço de ferro judicial contra o Instituto Nacional do Seguro Social (Segurança Social brasileira) para receber pensões que lhe foram cortadas em 2019, quando uma fraude a registou como falecida. A suspensão não foi comunicada à artista, que reclama agora 1800 euros de indemnização.
Corpo do artigo
Segundo o jornal “O Globo”, Fernanda Montenegro deixou de receber os benefícios (a sua reforma e a pensão deixada pelo marido, o cineasta Fernando Torres) devido a uma fraude no sistema informático do órgão federal. Alguém alterou os dados e deu a artista como falecida.
A publicação, que teve acesso aos autos, revela que a instituição decidiu os cortes sem avisar ou pedir justificação à beneficiária, que, depois de se aperceber do que se passava ficou num impasse: as agências bancárias fecharam devido à pandemia e Fernanda Montenegro não fez uma prova de vida, exigência para continuar a receber o dinheiro do instituto.
Como a veterana atriz não conseguiu provar que ainda está viva ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os pagamentos continuaram por pagar e a lesada teve de recorrer ao tribunal em 2021.
Ainda sem receber
Um ano depois, veio a primeira vitória com o órgão federal a ser obrigado pelo juiz a pagar valores retroativos à beneficiária, num total de cerca de 61 mil euros, que incluem danos morais. A atriz diz que ainda continua sem receber o que tem direito. Agora, pretende uma indemnização de 1800 euros.
Curiosamente, em 2016, a “morte “ de Fernanda Montenegro foi noticiada em vários sites, depois de uma série de boatos espalhados pela internet. "Perto das 11 horas da manhã, na terça-feira [26 de janeiro de 2016], a nossa querida Fernanda Montenegro faleceu. Sentiremos a sua falta, mas ela não será esquecida", escrevia um desses sites nas redes sociais.
Os fãs da artista deixaram a sua tristeza nos comentários desses notícias falsas, levando a que um porta-voz da atriz viesse a público desmentir a informação.
Fernanda Montenegro ficou conhecida do público português por participar em várias novelas, entre elas " A Guerra dos Sexos".