Um fenómeno meteorológico foi registado, na manhã desta sexta-feira, no mar em Viana do Castelo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) afirma que tudo aponta para que seja uma tromba de água, embora ainda tenha de ser analisado com mais detalhe.
Corpo do artigo
"Está um dia com bastante instabilidade, particularmente na zona de Viana do Castelo e de Braga. Há um aviso amarelo de precipitação emitido e, têm sido registadas nas estações de Viana do Castelo precipitações muito elevadas", afirma Jorge Ponte, meteorologista do IPMA.
O "núcleo de uma depressão em altitude está muito perto dessa zona", não sendo "de estranhar que possam ocorrer alguns fenómenos do tipo". Segundo o meteorologista, há duas situações que podem ocorrer: tornados e trombas de água, "que têm um aspeto mais fino, por vezes mais alongado, nuvens de base mais alta e normalmente não têm ventos tão intensos como os tornados".
Embora ainda seja necessário analisar com maior detalhe o fenómeno ocorrido esta manhã, em Viana do Castelo, o IPMA aponta para que seja uma tromba de água, não havendo, para já, motivo de alarme.
"Onde esses vórtices se formam, o vento sopra com intensidade. Se esse tipo de trombas toca em terra, ou se chega a entrar em terra, é muito natural que possa causar alguns danos. São sempre fenómenos muito localizados, nunca são eventos para causar estragos de uma forma muito generalizada", explica Jorge Ponte.
"Nuvem funil"
Ainda durante esta sexta-feira, foi avistado mais um fenómeno curioso ao largo de Sintra, uma "nuvem funil". Segundo o IPMA, quando "toca no solo pode ser considerada uma tromba de água, se não tocar é apenas uma nuvem funil".