A formação de Ruben Amorim venceu, por 3-1, no terreno do Young Boys, em jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Amenda, na própria baliza, Gyokeres e Gonçalo Inácio marcaram os golos dos leões, enquanto a formação helvética reduziu por Ugrinic.
Corpo do artigo
O Sporting entra na segunda parte a festejar. Livre de Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio, nas alturas, a cabecear sem hipóteses de defesa para Van Ballmoos.
O treinador do Sporting, Ruben Amorim, gostou da exibição da equipa na vitória, por 3-1, frente ao Young Boys e admitiu que o objetivo de alcançar os oitavos de final da Liga Europa "está mais perto". No entanto, alertou que a eliminatória não está decidida. Leia as declarações do técnico aqui.
O Sporting cumpriu a missão e está mais perto de atingir os oitavos de final da Liga Europa. A equipa de Ruben Amorim beneficiou de um autogolo para se adiantar no marcador em Berna e viu Gyokeres ampliar a vantagem de grande penalidade. Ainda antes do intervalo Ugrinic reduziu para o Young Boys, mas logo no arranque da segunda parte Gonçalo Inácio assinou o terceiro golo leonino. A vantagem para a segunda mão poderia ter sido ainda maior, mas Pedro Gonçalves acertou no poste numa das várias oportunidades que o Sporting teve.
A equipa suíça fica com menos um jogador em campo. Camara derruba Trincão, que iniciava um contra-ataque, vê o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho.
O Young Boys tem mais um golo anulado por fora de jogo. Ganvoula introduz a bola na baliza de Adán, mas o lance é anulado por fora de jogo de Males, autor da assistência.
Com o jogo a viver momentos menos intensos, sobretudo depois das saídas de Gyoekeres e Pedro Gonçalves, Ruben Amorim aproveita para promover duas estreias oficiais ao serviço do clube: Koba Koindredi, contratado em janeiro ao Estoril, e Rafael Nel, avançado de apenas 18 anos da equipa B, entram em campo para os lugares de Daniel Bragança e Nuno Santos.
Ruben Amorim faz duas alterações ao mesmo tempo, prescindindo de Gyokeres e Pedro Gonçalves para lançar Trincão e Geny Catamo.
Ruben Amorim mexe na equipa leonina, lançando Morita para o lugar de Hjulmand.
Mais uma oportunidade de ouro para o Sporting em Berna. Jogada de Gyokeres, com o sueco a servir Pedro Gonçalves e o número 8 a acertar no poste da baliza do Young Boys.
O defesa central do Sporting aproveitou da melhor forma um livre de Pedro Gonçalves e, de cabeça, voltou a dar dois golos de vantagem aos leões.
O avançado sueco ampliou, de penálti, a vantagem do Sporting na Suíça, mas, pouco depois, Ugrinic reduziu para o Young Boys. Depois do remate, o médio acabou por não voltar ao relvado, devido a um choque com Eduardo Quaresma, e acabou por ser substituído por Niasse no início da segunda parte.
Combinação entre Esgaio e Edwards no flanco direito do ataque do Sporting, com o cruzamento do extremo inglês a provocar o autogolo de Amenda.
Os adeptos do Young Boys festejam o empate - golo de Itten -, mas o lance é anulado por fora de jogo do ponta de lança.
Os dois golos de vantagem do Sporting na Suíça duraram pouco. Adán ainda trava o cruzamento de Hadjam, mas não consegue defender o remate de Ugrinic, que reduz a desvantagem do Young Boys.
Grande penalidade a favor do Sporting, a castigar falta do guarda-redes sobre Edwards. Chamado à conversão do castigo máximo, Gyokeres não desperdiça e amplia a vantagem dos leões.
Golo do Sporting na Suíça. Ricardo Esgaio lança Edwards, o inglês vai à linha de fundo e cruza para o desvio de Amenda para a própria baliza. O momento de azar do central do Young Boys deixa a equipa portuguesa em vantagem.
Ruben Amorim faz algumas alterações à equipa, com destaque para as titularidades de Matheus Reis, Ricardo Esgaio e Daniel Bragança nos lugares de Coates, Catamo e Morita. Na frente de ataque, Edwards entra para o lugar de Francisco Trincão.
Onze do Sporting: Adán; Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Esgaio, Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Edwards, Gyokeres e Pedro Gonçalves.
Suplentes: Franco Israel, Francisco Silva, Morita, Luís Neto, Trincão, Catamo, Pontelo, Koindredi e Rafael Nel.
O guarda-redes do Sporting mostrou reflexos de leão para impedir o golo da equipa suíça.
Mais um sério aviso do avançado sueco do Sporting. Gyokeres dança perante o adversário direto e, de pé esquerdo, atira à malha lateral da baliza do Young Boys. O ponta de lança tinha, ainda assim, companheiros em melhor posição para finalizar.
Momento de emoção no Estádio Wankdorf. Pontapé de canto para o Young Boys, cabeceamento de Amenda e defesa quase impossível de Adán, com o lance a ser anulado, de seguida, devido a fora de jogo de um jogador da equipa suíça.
Depois de um período de domínio intenso do Sporting, o Young Boys dá sinal de vida. Remate forte de Lokomy, à entrada da área, para defesa atenta de Antonio Adán.
Entrada de leão na Suíça. Quarenta segundos de jogo e o Sporting desperdiça a primeira oportunidade. Gyokeres conduz o contra-ataque, combina com Pedro Gonçalves e remata para defesa de Van Ballmoos
Perante a ausência, por lesão, de Paulinho, Ruben Amorim convocou Rafael Nel, de apenas 18 anos. O avançado, que já marcou cinco golos pela equipa B dos leões esta temporada, está no banco de suplentes e pode estrear-se pela equipa principal dos leões. "Quando foi chamado [aos treinos] demonstrou capacidade e humildade. Se tiver de entrar, vai entrar. Ele não dá uma bola por perdida", comentou Ruben Amorim, na antevisão do encontro com o Young Boys.
A equipa de Ruben Amorim já está no Estádio Wankdorf, em Berna, e o pontapé de saída para o jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa está marcado para as 17.45 horas.
O treinador dos suíços, Raphael Wicky, escolheu a seguinte equipa inicial: