O grupo de música eletrónica Daft Punk e o duo de rap Macklemore & Ryan Lewis receberam hoje quatro Grammy cada um na 56.ª edição dos prémios de música que decorre esta noite em Los Angeles, Califórnia, nos EUA.
Corpo do artigo
Os franceses Daft Punk impuseram-se nas categorias principais de melhor álbum ("Random Access Memories") e melhor gravação do ano ("Get Lucky"), tendo conquistado também os prémios de melhor atuação pop de um duo ou grupo ("Get Lucky") e melhor disco de música eletrónica ou dança ("Random Access Memories").
O álbum dos franceses foi ainda reconhecido na categoria de melhor engenharia, mas o prémio foi para os técnicos, não para os artistas.
Macklemore & Ryan Lewis venceram na categoria de artista revelação do ano e arrasaram nas categorias de rap, com "The Heist" a ser eleito melhor álbum e o tema "Thrift Shop" melhor canção e melhor atuação do género.
A cantora neozelandesa Lorde - nome artístico de Ella Maria Lani Yelich-O'Connor - foi outra das grandes vencedoras da noite com os prémios de melhor canção (composição) do ano por "Royals", e de melhor atuação pop a solo, também com o tema "Royals".
A pianista portuguesa Maria João Pires voltou a estar nomeada para os Grammy, na categoria "melhor solo instrumental", em música clássica, com as gravações que fez da última Sonata de Schubert, a Sonata em Si bemol maior, e da Sonata n.º 16, em Lá menor, mas o prémio foi atribuído a Corigliano: Conjurer -- Concerto Para Percussionista e Orquestra de Cordas.