O Brasil é campeão mundial de Sub-20, tendo derrotado Portugal, por 3-2, após prolongamento, na final realizada em Bogotá. A selecção portuguesa esteve muito perto do sonho, mas foi traída pelo cansaço.
Corpo do artigo
Numa final muito disputada, foi o Brasil que levou a melhor. Portugal começou a perder, mas deu a volta ao marcador e, a 12 minutos do fim do tempo regulamentar, tinha o título à vista. Mas não aguentou a vantagem...
Os brasileiros marcaram logo aos cinco minutos, com um golo que a FIFA atribuiu a Óscar, mas que as imagens televisivas provaram ter sido marcado na própria baliza por Sérgio Oliveira. Os portugueses reagiram de imediato e, aos nove minutos, Alex restabeleceu a igualdade.
Na segunda parte, foi Portugal a começar melhor e Nélson Oliveira fez o 2-1, festejando o seu quarto golo neste Mundial. A equipa de Ilídio Vale esteve em vantagem até aos 78 minutos, mas não aguentou o assalto final do Brasil à baliza de Mika, que foi novamente batido por Óscar.
Seguiu-se um prolongamento em que o cansaço não permitiu a Portugal lutar com tudo pela vitória. Óscar, o grande herói brasileiro da final, fez o 3-2 num cruzamento-remate que surpreendeu o guarda-redes luso.
No fim, a festa foi dos brasileiros, que conquistaram pela sexta vez o título mundial da categoria. Portugal esteve perto do "tri", mas pode orgulhar-se do segundo lugar obtido.