O Sporting de Braga goleou, esta quinta-feira, o Maribor por 5-1, em jogo da quarta jornada do Grupo H da Liga Europa de futebol, disputado em Braga, mantendo-se na corrida aos 16 avos de final.
Corpo do artigo
O triunfo claro permite aos bracarenses retomarem a rota do apuramento para a fase seguinte da prova, somando sete pontos, os mesmos que Club Brugge e Birmingham, que empataram (2-2) em Inglaterra.
Nuno Gomes voltou a sentar-se no banco, entrando Mossoró para o "onze", mas a grande novidade foi mesmo a atitude com que a equipa entrou em campo, com vontade de "calar" contestação de que foi alvo, juntamente com o treinador, Leonardo Jardim, após o empate em Coimbra, na última jornada da Liga (0-0).
Logo aos quatro minutos chegou ao golo, contando com uma intervenção infeliz do guarda-redes do Maribor: canto de Alan, Handanovic deixou escapar a bola e Lima empurrou-a de imediato para a baliza deserta.
O Braga "sufocava" o Maribor e, três minutos depois, Alan rematou ao ângulo superior da baliza eslovena, com o pé esquerdo, fazendo o segundo e um grande golo.
Sempre que acelerava o jogo, muito por acção de Mossoró e Alan, levava perigo à área adversária: aos 24 minutos, Paulo Vinícius esteve muito perto de fazer o terceiro, após livre de Hugo Viana, aos 29, foi o médio esquerdino a obrigar Handanovic a uma grande defesa e, aos 33, Milec quase fez autogolo depois de centro de Alan da direita.
O Maribor não existia, percebendo-se com dificuldade como o Sporting de Braga empatou na Eslovénia na ronda anterior, e sofreu o terceiro golo aos 38 minutos, com Elderson, de cabeça, a aproveitar um ressalto, após canto da esquerda.
A reacção do Maribor veio nos últimos cinco minutos da primeira parte, obrigando Quim a empenhar-se por duas vezes, primeiro por Ibraimi (41) e depois por Volas (43).
Os eslovenos entraram na segunda parte a dar sequência a essa nova atitude e reduziram aos 62 minutos, beneficiando de alguma apatia e sobranceria da equipa portuguesa: Milec centrou da direita e Volas desviou para o fundo da baliza de Quim.
Logo a seguir (64), Ibraimi enviou a bola ao ferro na marcação de um livre direto ao mesmo tempo que o treinador visitante reforçava o ataque.
Leonardo Jardim respondeu, refrescando o meio campo e colocando Leandro Salino no lugar de Mossoró e equilibrou a contenda.
O quarto golo chegou aos 85, por Paulo Vinícius, de cabeça, fechando os "arsenalistas" a goleada aos 90-1, por intermédio de Fran Mérida.