O Sporting anunciou que chegou a acordo com Marco Silva para rescindir o contrato, em comunicado enviado pelo clube à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários.
Corpo do artigo
"O Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD vem informar que foi formalizada a revogação por mútuo acordo do contrato de trabalho desportivo entre a Sporting SAD e o treinador da equipa principal de futebol da época transata, Marco Silva", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).
Os "leões" informam que também chegaram a acordo "com os restantes elementos da sua equipa técnica, João Sousa, Gonçalo Pedro e José Sampaio ('Rifa')".
O Sporting anunciou no início de junho, em comunicado e um dia depois de ser noticiada a contratação de Jorge Jesus, a intenção de rescindir "com efeitos imediatos" e por justa causa o contrato com Marco Silva.
A 11 de junho, o advogado de Marco Silva afirmou ter apresentado à SAD do Sporting a resposta à nota de culpa, escusando-se a dizer quais os argumentos utilizados.
O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, afirmou que o treinador Marco Silva faltou ao respeito ao clube da I Liga de futebol em várias ocasiões e que foi isso que levou ao seu despedimento.
Garantindo que não estava em causa o valor como treinador de Marco Silva, "cujas qualidades técnicas não se colocam em causa", Bruno de Carvalho "realça circunstâncias pessoais" que deixaram "revoltados e desapontados, de forma extremamente grave", os responsáveis 'leoninos', que levou o clube a "instaurar um processo disciplinar com vista ao seu despedimento com justa causa".
"Foram esses (vários) episódios que serviram como fator de constante desestabilização do normal relacionamento institucional, tornando a situação insustentável", afirmou.
Depois de dois anos em que conduziu o Estoril-Praia às competições europeias, Marco Silva chegou no início da temporada ao Sporting para substituir Leonardo Jardim, que se tinha transferido para o Mónaco.
Na sua primeira época num "grande2, Marco Silva, de 37 anos, alcançou o terceiro lugar no campeonato, apurando-se para o "play-off" da Liga dos Campeões, e conquistou a Taça de Portugal, pondo fim a um jejum de sete anos sem títulos em Alvalade.
Contudo, ao longo da temporada foram sendo noticiadas desavenças e o crescente distanciamento entre o treinador e o presidente do clube, Bruno de Carvalho.