O lucro da Jerónimo Martins, proprietária do Pingo Doce, aumentou 5,9% no ano passado, face a 2011, atingindo os 360 milhões de euros, graças a um crescimento das vendas acima da evolução do mercado.
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Em comunicado divulgado, esta quarta-feira, na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Jerónimo Martins adianta que este resultado foi conseguido através de "crescimentos de vendas acima dos respectivos setores" e do "ajustamento da política comercial" em Portugal.
O grupo avança ainda ter reforçado a quota de mercado na Polónia -- onde é líder de mercado -, aumentando a distância face à concorrência.
A empresa liderada por Soares dos Santos, aumentou, o ano passado, as suas vendas em 10,5%, ultrapassando os 10,8 mil milhões de euros, o que permitiu um resultado operacional de 540 milhões de euros, ou seja, de mais 5,4% do que o de 2011.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) também cresceu, aumentando 6% e passando para os 765 milhões de euros.
Segundo o grupo, o conselho de administração vai propor aos acionistas a distribuição de metade do resultado consolidado, o que representa um dividendo bruto de 0,295 euros por ação.
Esta proposta traduz-se num aumento de 7,3% face ao dividendo atribuído em 2011.
No comunicado, o presidente executivo refere esperar que 2013 seja também um ano de crescimento para a Jerónimo Martins e que o grupo seja "animado pela experiência de aprender a conhecer um novo mercado e um novo consumidor".
O grupo aprovou o estabelecimento de operações na Colômbia em 2011, tendo no ano passado definido o modelo de negócios e o posicionamento da marca nesse país. O arranque das operações na Colômbia está agendado para março.