A atriz brasileira Taís Araújo tem sido alvo de comentários racistas no Facebook.
Corpo do artigo
Uma fotografia de Taís Araújo que foi publicada na sua página de Facebook, no início de outubro, foi alvo de comentários racistas, tais como "empresta-me o teu cabelo para eu lavar a loiça" e "pago-te com banana".
A atriz não deixou passar em vão e partilhou um texto na mesma rede social. "É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não nos podemos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Está tudo absolutamente registado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena neste país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não me vou intimidar, tampouco baixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente teu!...", pode ler-se na página de Facebook de Taís Araújo.
Depressa se gerou uma onda de apoio com vários internautas. Tendo sido criada a hashtag, em sua defesa, #SomosTodosTaísAraújo, que já se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.
Tal como em Portugal, no Brasil está previsto pelo código penal que o racismo é crime. Os acusados podem responder perante a justiça com várias penas possívels, entre as quais prisão e multa.