O encenador palestiniano Nabil Al-Raee, detido em Israel desde 6 de junho, foi libertado esta quinta-feira e já se encontra em casa no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, disse a sogra, portuguesa.
Corpo do artigo
"Falei com ele cerca das 13 horas (15 horas na Cisjordânia). Foi libertado hoje, sem qualquer acusação. Estava muito emocionado e muito feliz. Pareceu-me bem", disse Margarida Portela, mãe da atriz Micaela Miranda, mulher do encenador e diretor artístico do "Freedom Theatre" (Teatro da Liberdade), de Jenin.
Margarida Portela referiu que a libertação de Nabil Al-Raee foi decidida por um juiz de um tribunal militar israelita na quarta-feira e que o encenador foi libertado ao final da manhã desta quinta-feira.
Durante as cinco semanas em que esteve detido, Nabil Al-Raee, de 33 anos, nunca foi autorizado a falar com a família, tendo tido alguns contactos com uma advogada.
O encenador foi levado por soldados israelitas na madrugada de 6 de junho da sua casa no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, sem que a família fosse informada das causas da detenção.
Segundo os israelitas, Nabil al-Raee terá sido detido no âmbito da investigação ao assassínio em abril de 2011 de Juliano Mer Khamis, ator árabe-israelita e fundador do "Freedom Theatre".
O "Freedom Theatre" é um centro cultural e escola de teatro criado em 2006 no campo de refugiados de Jenin.