<b> </b>Os Estados Unidos decidiram o envio de dois navios de guerra para a costa da Líbia, após o ataque ao consulado dos EUA em Bengasi, que causou a morte a quatro norte-americanos, entre os quais o embaixador na Líbia.
Corpo do artigo
O congressista republicano Mike Rogers atribui o ataque à Al-Qaeda. "Existem ainda detalhes pouco esclarecidos, mas temos claramente a assinatura da Al-Qaeda", disse Rogers à CNN.
Os Estados Unidos retiraram a maior parte do seu pessoal diplomático da Líbia, no seguimento do ataque. O pessoal diplomático viajou para a Alemanha. Todas as representações diplomáticas norte-americanas foram aconselhadas a rever e aumentar a sua segurança.
Durante o ataque, o embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Christopher Stevens, morreu. O vice-ministro do Interior Wanis al Sharf explicou que com o embaixador, que se tinha deslocado a Benghazi, morreram outros três empregados norte-americanos da embaixada, dois dos quais do departamento de segurança que tentaram controlar a situação.
Stevens, um diplomata de carreira, estava na Líbia há menos de quatro meses depois de ter assumido funções em Tripoli em maio.
Segundo as declarações do responsável da Alta comissão de Segurança em Benghazi, Fawzi Wanis, ao canal de televisão do Qatar Al-Jazira, o embaixador morreu por asfixia devido ao incêndio que deflagrou no edifício.
Wanis também afirmou que duas das vítimas eram fuzileiros (Marines) e que foram abatidos por disparos dos assaltantes.
O ataque contra o consulado, no bairro residencial de Al Fuihat, foi desencadeado por um protesto contra um vídeo alegadamente realizado nos Estados Unidos por um israelo-americano e que foi considerado uma ofensa contra o islão pelas críticas ao profeta Maomé.
Esta madrugada, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, condenou energicamente o ataque contra o consulado e confirmou a morte de um funcionário, mas não deu pormenores.
No Egito, as medidas de segurança da embaixada dos Estados Unidos no Cairo, que também foi alvo de protestos contra o vídeo na terça-feira, foram reforçadas.