As sondagens à boca das urnas nas eleições autonómicas da Andaluzia indicam que os socialistas do PSOE ganharam a votação, mas sem maioria absoluta, e com o Podemos como terceira força política, elegendo entre 19 e 22 deputados.
Corpo do artigo
A sondagem do Canal Sur (da região da Andaluzia) indica que o PSOE, com Susana Díaz como cabeça de lista, poderá eleger entre 41 e 44 deputados (em 109), um resultado pouco abaixo do registado em 2012 (47 deputados).
Em queda livre estará o PP, que em 2012 foi a força mais votada, ainda que tenha sido o PSOE a formar governo com os comunistas da Izquierda Unida. Há três anos, o PP elegeu 50 deputados e agora terá ficado entre os 32 e os 35.
O Podemos confirma as boas indicações das sondagens nacionais e regionais e terá conseguido entre 19 e 22 deputados no parlamento andaluz, naquela que é a primeira vez que vai a votos para órgãos de soberania em Espanha (só tinha participado nas Europeias).
A Izquierda Unida, segundo a sondagem do Canal Sur, terá conseguido entre 6 e 7 deputados, tal como outro partido emergente, o Ciudadanos.