As imagens de uma repórter de imagem húngara a passar uma rasteira a um refugiado que corria com o filho ao colo correu mundo, mas nada se sabia sobre este homem sírio.
Corpo do artigo
Chama-se Osama Abdul Mohsen, é treinador de futebol e vivia em Deir Ezzor até ao desmoronar da nação síria. A televisão árabe Al Akhbar conseguiu identificar este refugiado que corria com o filho de sete anos num campo húngaro e descobriu a história trágica de Mohsen através do filho mais velho, que está na Turquia.
Osama Abdul Mohsen tem um passado semelhante ao de outros milhares de refugiados que procuram reconstruir a vida longe da guerra.
Há quatro anos, era treinador de futebol e vivia na cidade síria de Deir Ezzo, mas com o início do conflito entre as forças do Governo de Assad e forças oposicionistas (entre elas, o Estado Islâmico), foi obrigado a deixar a sua casa e a fugir para a Turquia, onde não conseguiu singrar.
"Na Turquia, ganhava 10 dólares (cerca de nove euros) por dia", explicou o filho à Al Akhbar citada pelo jornal espanhol "El Mundo". O mesmo jornal revela que nas Internet se afirma que chegou a estar preso pelas forças do regime, mas não é possível confirmar tal afirmação.
Em fuga com o filho Said, de sete anos, Osama deixou a mulher e o filho mais velho, de 19 anos, na Turquia.