Quatro pessoas morreram e pelo menos 27 ficaram feridas numa explosão que atingiu, esta quarta-feira, um autocarro de turistas israelitas no aeroporto de Burgas, uma estância no Mar Negro no leste da Bulgária, anunciou o Ministério do Interior búlgaro.
Corpo do artigo
De acordo com a rádio estatal BNR, a explosão atingiu um autocarro de turistas israelitas, e ficou quase totalmente destruído.
A deflagração, que ainda não foi reivindicada, atingiu dois outros autocarros que se incendiaram, enquanto as autoridades decidiam encerrar o aeroporto.
De acordo com o hospital e a câmara municipal de Burgas, as vítimas são todas turistas israelitas, na sua maioria jovens, que acabavam de aterrar e estavam a ser transferidos do aeroporto.
De acordo com fontes hospitalares citados pela agência noticiosa AFP, foram hospitalizados 18 turistas israelitas.
Este foi o primeiro atentado anti-israelita na Bulgária. Nos últimos anos, as costas búlgaras do Mar Negro tornaram-se num local de férias privilegiado para os israelitas, numa altura em que os dois países mantêm excelentes relações.
Durante a Segunda Guerra Mundial a Bulgária foi o único país aliado da Alemanha que recusou enviar as suas populações judaicas para os campos nazis, um facto regularmente assinalado durante os contactos bilaterais com Israel.