Fidel Castro reapareceu em público na noite de quarta-feira, depois de nove meses de ausência. O líder cubano, auxiliado por fisioterapeutas e acompanhado pela sua família, caminhava com alguma dificuldade e ligeiramente curvado, durante a inauguração de um estúdio de arte em Havana, em Cuba.
Corpo do artigo
"Eu vi-o bem, estava com uma boa aparência, embora esteja velhinho e curvado. Nós habituámo-nos a ver um Fidel gigante. Agora, ainda que muito curvado, continua a ser um gigante", declarou um visitante da galeria à AFP.
[Youtube:hD00kPSG7hY]
Ao chegar ao ateliê, o líder histórico cumprimentou artistas e populares, que aplaudiram com emoção o recém-chegado. Fidel, de 87 anos, visitou a galeria "Kcho estudio Romerillo, Laboratorio para el arte", do artista plástico Alexis Leiva Machado, que se mostrou satisfeito por receber o líder: "Hoje (quarta-feira) completam-se os 55 anos da entrada de Fidel em Havana, e o facto de ter vindo à inauguração do projeto é muito emocionante", disse Kcho à televisão cubana.
Esta foi a primeira aparição pública de Fidel desde abril de 2013, quando participou da inauguração de um centro educacional em Havana. Desde que passou o comando a seu irmão Raúl Castro, Fidel fez poucas aparições públicas. A última tinha sido em abril de 2013, pouco depois da morte de seu amigo e aliado Hugo Chávez, quando inaugurou uma escola em Havana.