O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considera que a cimeira extraordinária UE-Turquia sobre migrações que convocou para o próximo domingo, em Bruxelas, constituirá "um passo importante" na gestão da crise migratória.
Corpo do artigo
Na carta-convite dirigida aos chefes de Estado e de Governo, divulgada esta terça-feira, Tusk lembrou que no recente encontro de Malta (11 e 12 de novembro) se discutiu as relações com a Turquia e a Comissão Europeia foi convidada a prosseguir negociações com Ancara com vista a adotar um plano de ação conjunto.
"À luz da recomendação positiva da Comissão, decidi convocar agora uma reunião de chefes de Estado e de Governo da UE com a Turquia no próximo domingo. A reunião representará um passo importante no desenvolvimento das nossas relações e contribuirá para gerir a crise migratória", lê-se na mensagem dirigida aos líderes dos 28.
Tusk precisa que o encontro terá início às 16.00 horas locais (15.00 horas de Portugal continental) e está previsto terminar três horas depois.
A 12 de novembro, após a cimeira euro-africana sobre migrações, em Malta, Tusk já tinha anunciado que até ao final de 2015 decorreria um encontro entre os países da União Europeia (UE) e a Turquia.
Na mesma ocasião, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, indicou que para o pacote total de três mil milhões de euros de fundos para a Turquia, os Estados-membros teriam que avançar com 2,5 mil milhões de euros.
Este compromisso financeiro deveria acontecer a tempo da cimeira com as autoridades turcas, referiu.