O candidato à Presidência da República Paulo Freitas do Amaral, 37 anos, invocou hoje Vasco da Gama e D. Afonso Henriques para vincar que a capacidade de liderar e de vencer não se mede pela idade.
Corpo do artigo
"Que idade tinha Vasco da Gama quando descobriu o caminho marítimo para a índia? 29 anos. Que idade tinha D. Afonso Henriques quando fundou Portugal? 31 anos", referiu Paulo Freitas do Amaral durante a apresentação da sua candidatura, em Guimarães.
Enfatizando que é o primeiro candidato presidencial nascido no pós-25 de abril, sublinhou que pretende, essencialmente, "dar voz" à juventude e aos problemas que a afetam, como o desemprego e a emigração.
Consciente da dificuldade da corrida presidencial, Paulo Freitas do Amaral invocou ainda Lula da Silva, que "só à sexta vez que se candidatou" é que foi eleito presidente do Brasil.
No entanto, garantiu que fará "todos os esforços" para que a atual candidatura vá até ao fim, adiantando que já reuniu cerca de 3500 das 7500 assinaturas necessárias para o efeito.
Paulo Freitas do Amaral apresentou, este sábado, o seu manifesto eleitoral, com 10 compromissos, de que destacou a dignificação e o reforço das Forças Armadas, da Justiça e da Educação.
Nascido em Oeiras e com raízes familiares em Guimarães, Paulo Freitas do Amaral é atualmente consultor autárquico.
Foi escuteiro durante 15 anos e é também músico e compositor, tendo uma das suas obras concorrido ao Festival RTP da Canção, em 2001.
"Sentir Portugal e os Portugueses" é o slogan da candidatura de Paulo Freitas do Amaral, que já foi assessor do secretário de estado das Comunidades Portuguesas e presidente de uma junta de freguesia no concelho de Oeiras.
Hoje, na apresentação da sua candidatura, apresentou uma série de fotografias alusivas aos seus 37 anos, com a música de fundo "I believe I can fly" [acredito que posso voar].