A PSP lançou um apelo público para identificar vítimas de uma rede de Leste que já está detida e é suspeita de vários roubos a pessoas junto a caixas multibanco de Norte a Sul do país. Oito indivíduos (quatro homens e quatro mulheres), todos de nacionalidade romena, encontram-se em prisão preventiva.
O método posto em prática pelos assaltantes foi invariavelmente o mesmo. No momento em que as vítimas procediam a operações nos ATM, uma ou duas mulheres do grupo aproximavam-se, esperavam que os visados digitassem os códigos e depois empurravam-nos, criando uma manobra de diversão que consistia na colocação, em frente ao teclado, de um cartaz a simular um peditório.
Aproveitando a distracção gerada, as imigrantes premiam de imediato a tecla correspondente ao levantamento de 200 euros e apoderavam-se repentinamente daquele dinheiro. Nas imediações, as autoras dos roubos tinham uma viatura, onde se encontravam alguns cúmplices, supostamente os homens, para consumarem a fuga.
Segundo o JN apurou, na posse dos suspeitos, interceptados na passada sexta-feira na zona de Leiria, estavam documentos que levam as autoridades a suspeitar que a actividade criminosa tenha-se estendido a outros distritos. "Os cidadãos estão neste momento em prisão preventiva, mas a PSP acredita que existam mais vítimas de Norte a Sul do país que nunca apresentaram denúncia", refere a força policial, num apelo lançado no Facebook.
Nesse sentido, é pedido aos lesados, ou a pessoas que conheçam casos semelhantes, que se dirijam a uma esquadra e formalizem a denúncia, "referindo o NPP (número de processo) 591848/2010". Esta diligência é importante, tanto para aprofundar a investigação, como para o ressarcimento das vítimas.
