Os diretores mundial e ibérico do Guia Michelin destacaram, na apresentação da edição de 2013, uma "nova geração de jovens chefes" de Portugal e Espanha que usam a criatividade contra a crise que ambos os países atravessam.
Corpo do artigo
No hotel Ritz de Madrid estiveram pelo menos duas dezenas de jornalistas espanhóis, vários em direto, críticos de gastronomia e chefes de vários restaurantes espalhados por Espanha, ansiosos enquanto aguardavam pelo anúncio das estrelas Michelin do próximo ano.
"Apesar da crise económica que Espanha e Portugal vivem a oferta gastronómica é evidentemente vibrante", afirmou o diretor mundial do Guia Michelin, Michael Ellis.
O representante considerou que, apesar da crise, e sobretudo a "uma nova geração de chefes que surpreendem com a sua cozinha de autor", a nível gastronómico em Espanha e Portugal "o futuro nunca foi tão prometedor como agora".
Também a diretora do guia em Espanha e Portugal, Mayte Carreño, disse que "apesar de contexto económico complicado" a edição do próximo ano "é fantástica".
Mayte Carreño acrescentou que a "criatividade e a vontade de aprender" são usados pelos jovens chefes portugueses e espanhóis "contra a crise".
"A crise poderia tirar a qualidade de alguns espaços, mas não é isso que estamos a ver. Em Espanha temos dois novos espaços com três estrelas e dois novos espaços com duas. Em Portugal continuam a ter espaços com duas estrelas e há um novo restaurante com uma estrela [o Belcanto, de José Avillez]", destacou.
O Guia Michelin Espanha Portugal destacou onze restaurantes portugueses com um total de 13 estrelas (dois espaços têm duas) e mais de 150 espaços espanhóis (sete com três estrelas, a nota máxima atribuída pela marca).
Durante a apresentação dos premiados, os chefes dos restaurantes Azurmendi e Quique Dacosta, nas regiões de Bascaia e Alicante, respetivamente, destacados pela primeira vez com três estrelas Michelin, foram longamente aplaudidos.
O evento de apresentação do guia do próximo ano serviu para destacar para já seis restaurantes espanhóis, com um jantar volante com vários pratos assinados por jovens chefes galardoados com duas estrelas.