Resende

22 casos positivos de Covid-19 e um óbito em Resende

Aos 10 casos que ontem foram conhecidos somam-se agora mais 12 hibault Savary / AFP

A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da Misericórdia de Resende já conta com 22 casos positivos ao teste da covid 19 e um óbito. Os dados foram atualizados ao final do dia desta terça-feira e aos 10 casos que ontem foram conhecidos somam-se agora mais 12.

"Estamos abandonados" desabafa o provedor da Santa Casa, Jaime Alves, que até agora não obteve "qualquer resposta" da Direção-Geral da Saúde.

O primeiro caso aconteceu na passada sexta-feira, quando uma mulher de 94 anos foi testada positivo ao coronavirus e faleceu. Esta confirmação desencadeou na UCC de Resende um processo de mais testes aos restantes utentes.

A DGS assegurou apenas testes aos idosos sintomáticos mas a direção da Santa Casa avançou com análises aos restantes utentes e colaboradores. O número, tal como previa Jaime Alves, aumentou.

"Isto está a tornar-se insustentável ao nível dos nossos recursos, humanos e físicos, que não temos", sustenta o provedor. "Precisamos de ajuda", apela desnorteado.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses já fez um apelo, em comunicado, à ministra da Saúde a pedir intervenção "o mais rápido possível" na Santa Casa da Misericórdia de Resende, que agora está assegurada apenas por três enfermeiros, sinalizando assim esta como uma "situação de catástrofe".

Vanessa Pereira