A Santa Casa da Misericórdia de Resende regista 33 casos positivos de Covid 19 dos quais resultaram dois óbitos.
Corpo do artigo
Até agora foram realizados 201 testes e conhecidos 199 resultados. Destes, 33 são positivos (18 utentes e 15 profissionais) e 166 acusaram negativo. Aguarda-se resultado de dois testes.
11981150
A segunda vitima mortal trata-se de uma mulher, utente da unidade de cuidados continuados. Estava internada no centro hospitalar do Tâmega e Sousa desde o dia 24 de março.
Do número de testes já realizados, apenas 13 foram suportados pela Direção-Geral da Saúde. A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia entraram num acordo para custear os restantes testes a utentes e colaboradores. Mas dado os números elevados e a transmissão "comunitária" que já existe, o presidente da Câmara, Garcez Trindade, diz que se vão fazer mais cerca de uma centena de testes aos utentes das restantes valências da Santa Casa.
11993215
"A questão agora é a autoridade de saúde definir a necessidade ou não de se testarem os restantes utentes, uma vez que há funcionários dessas valências que estão infetados", disse. "É ao definir esta situação que se vai atribuir a responsabilidade do pagamento, sustenta o autarca".
Independentemente do que autoridade de saúde decidir sobre aplicar ou não os testes "nós vamos fazê-los", até porque só depois de tudo testado "passamos a conhecer a realidade e passamos a definir a pratica a partir daí", conclui Garcez Trindade.