Apelo da União de Freguesias da Baixa do Porto reuniu apoios de líderes para levar mais de 160 refeições por dia às famílias carenciadas da cidade.
Elena Aldana, diretora-geral do Mercadona, Manuela Tavares de Sousa, CEO da Imperial, Bernardo Teotónio ereira e Ricardo Alves, administradores, respetivamente, das empresas Lusoforma e Gispol e Adão Barros, diretor da Travel VIP, conjugaram esforços e vontades para, em poucos dias, dar resposta ao apelo da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia S. Nicolau e Vitória.
O apelo inicial foi feito à diretora do Mercadona, para que pudessem oferecer bens alimentares. Em conversa com Manuela Tavares de Sousa, pensaram como poderiam ajudar na confeção de refeições em casa e de que forma poderiam garantir a segurança alimentar até chegar à mesa de quem tem fome. Contactaram fornecedores da TAP, a Lusoforma e a Gispol, e conseguiram 5800 embalagens com tampa. Para o transporte, o proprietário da Travel Vip ofereceu os meios.
"Graças ao empenho de duas amigas, Manuela Tavares (CEO da Imperial) e Elena Aldana, esta União de Freguesias tem agora mais capacidade para ajudar aqueles que mais necessitam", agradeceu o Executivo local, no Facebook.
"Sabendo da distribuição das refeições porta a porta às mais de 160 famílias apoiadas pela Junta, as duas amigas conseguiram, a título pessoal, e através de duas fornecedoras da TAP, a Lusoforma e a Gispol, mais de 4000 [foram 5800] embalagens e tampas para os alimentos cozinhados e também 10 visieiras para a proteção das nossas funcionárias", explicou o mesmo post.
Esta sexta-feira, tudo transportado numa das carrinhas do empresário Adão Barros, dono da empresa Travel Vip, que disponibilizou o serviço da sua empresa de forma gratuita. A distribuição reuniu todos os cooperantes numa fotografia informal, sem qualquer publicidade.