Luís Mariz, brasileiro nascido na Póvoa de Varzim, admite tirar bom dinheiro à custa das redes sociais.
Loiro, olhos azuis, sorriso fácil e apaixonado pelo mundo da Internet. Luís Mariz é o ídolo de milhares de crianças e jovens e reúne, só no TikTok, mais de 6,5 milhões de seguidores. Somando os fãs de todas as redes sociais, o jovem de 21 anos conta perto de 20 milhões. O dobro da população portuguesa. "É muita coisa. Nunca pensei ter tanto alcance e reconhecimento", atira Luís, com o sotaque dividido entre os dois países do coração. Com mãe portuguesa e pai brasileiro, nasceu na Póvoa de Varzim e com 14 anos cruzou o Atlântico para viver com o pai.
A escalada para o sucesso rompeu inocente através do YouTube. "Começou tudo por brincadeira, mas deu mais certo do que eu imaginava", conta ao JN. Com 15 anos, divertia o público com desafios e questões de adolescentes. Aos 17 anos, publicou o primeiro livro "Fala, Galeraaa!", onde abordou as saudades da mãe e a vida em Portugal.
Agora, com 21, a vida do "influencer" é "uma loucura difícil de descrever". O YouTube ficou no passado e é no Instagram e no TikTok (pelo qual é apaixonado) que partilha com os fãs as aventuras e desventuras. "Eles vivem a minha vida e eu vivo para eles também. São telespectadores 24 horas por dia".
A surpreendente quantidade de seguidores obriga a vários compromissos: publicar conteúdos constantemente e, acima de tudo, ser o mais verdadeiro possível. Não abdica da transparência. "Eles sentem-se em casa. Sempre que encontro os meus fãs na rua é como se fôssemos amigos, conversamos de tudo. Eles acompanham a minha vida", explica Luís.
Uma rápida pesquisa pelas redes sociais é suficiente para perceber a influência que tem no público juvenil, com dezenas de páginas de apoio, admiração e carinho. O segredo para o sucesso? "Mostrar que sou humano, que tenho sentimentos e passo pelos mesmos problemas que todos passam".
Apesar de produzir sobretudo conteúdos divertidos, com muita dança e música à mistura, Luís Mariz também utiliza as plataformas digitais para abordar temas como a depressão, o bullying e outras situações negativas que vivencia. O grave e inesperado problema de saúde da mãe, há uns meses, é um exemplo. "Eu tive a necessidade de partilhar com os meus fãs aquele que foi o momento mais doloroso da minha vida. Vi no meu público muita força e apoio. Criaram uma corrente de oração gigante para a minha mãe ficar bem", conta ao JN.
Luís aventurou-se pelo mundo digital sem consciência dos frutos que poderia colher. Hoje, menos imaturo e mais consciente, sabe que tem o "o poder da influência". É solicitado por dezenas de marcas para publicitar, através das redes sociais, artigos e produtos. "Tenho uma boa renda financeira todos os meses por causa do meu trabalho na Internet".
Os números em Portugal são mais modestos, mas não deixam de ser impressionantes.
Na semana passada, Bruno Almeida atingiu um milhão de seguidores no TikTok e tornou-se o primeiro português a alcançar esta meta. As centenas de vídeos partilhados por @bbabruno (como é conhecido na aplicação) já receberam cerca de 60 milhões de "gostos" e, para o especialista em redes sociais Paulo Rossas, este sucesso tem uma explicação. "É um trabalho feito desde 2016. O Bruno não nasceu agora, leva quatro anos a crescer". O jovem de Aveiro é uma das caras da nova campanha da Yorn, a marca juvenil de telecomunicações da Vodafone.