Desporto

Taremi: "Penso em ser campeão e ganhar as taças"

Mehdi Taremi foi apresentado como jogador da equipa de futebol do F. C. Porto Pedro Granadeiro / Global Imagens

O namoro deu finalmente em casamento e Mehdi Taremi é reforço dos dragões para as próximas quatro épocas. O avançado iraniano, de 28 anos, assinou contrato no Dragão e tornou realidade um sonho que já tinha antes de vir para o campeonato português, há um ano, então para representar o Rio Ave.

"Gosto do F. C. Porto mais do que de qualquer outro clube e conheço-o desde que era miúdo. No Irão, é o clube mais conhecido de Portugal. Na época passada, via o F. C. Porto a lutar como uma verdadeira equipa e foi por isso que vim. Gosto desse estilo. Sinto-me mesmo bem e feliz por estar aqui", afirmou o internacional iraniano, ao JN, pouco depois de ter rubricado contrato, ao lado de Pinto da Costa, do administrador da SAD, Fernando Gomes, e dos futuros administradores, Luís Gonçalves e Vítor Baía.

Na equipa de Vila do Conde, Taremi foi um dos melhores marcadores do campeonato passado, com 18 golos, e no F. C. Porto esse número é para subir. "Se marcar, excelente. Se não marcar, tenho de ajudar a equipa a vencer. É esse o meu pensamento. Quero marcar mais do que 20 golos e aproveitar as oportunidades", disse, revelando que já falou com Sérgio Conceição: "Foram apenas uns segundos. Ele disse que contava comigo e que podíamos conseguir grandes coisas. Sei que é um bom treinador, exigente e que tem o foco sempre no trabalho".

André Pereira no Rio Ave

No F. C. Porto, conseguir grandes coisas significa títulos e é nisso que Taremi pensa, sem descurar até a Liga dos Campeões. "A primeira memória que tenho do F. C. Porto é de 2004, quando vi na televisão o clube a ganhar a Champions, com Mourinho a treinador e uma grande equipa em campo. Este é um clube enorme e pode voltar a vencer. Não é impossível e devemos tentar. Também penso em ser campeão nacional e ganhar as taças. No F. C. Porto, tudo isso é possível para mim", sublinhou, admitindo que já ter um ano de experiência na liga portuguesa pode ser uma vantagem: "É muito importante. Já conheço o campeonato e esta era a altura ideal para eu vir para a melhor equipa de Portugal".

Embora o F. C. Porto não o tenha oficializado, a transferência vale 4,5 milhões de euros ao Rio Ave, por 60% dos direitos económicos, e mais dois milhões a Taremi (500 mil euros pagos no início de cada uma das quatro épocas do contrato), pelos 40% do passe que o avançado detinha. O Rio Ave recebe ainda, a título definitivo, o avançado André Pereira, que assinou por quatro anos com o clube vilacondense. "Estou entusiasmado com este contrato. Quero dar o melhor até ao último minuto em que estiver aqui. Aos adeptos, digo que vou dar tudo para que estejam felizes", referiu.

6,5 milhões

A contratação de Mehdi Taremi custa 6,5 milhões de euros à SAD portista: 4,5 milhões para o Rio Ave, por 60% do passe, e dois para o avançado, que detinha os restantes 40%.

21 golos

O avançado iraniano marcou, na época passada, 21 golos ao serviço do Rio Ave, 18 dos quais no campeonato, em 30 jogos. Apontou mais dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga.

Marcou no Dragão

Taremi já jogou uma vez no Dragão, pelo Rio Ave, na última partida realizada na época passada antes da pandemia, tendo marcado o golo do empate da equipa vilacondense (1-1).

Primeiro iraniano

O avançado é o primeiro jogador natural do Irão a representar o F. C. Porto, depois de, na época passada, se ter tornado o primeiro iraniano a jogar no campeonato português.

Milhões no Instagram

Mehdi Taremi é um fenómeno de popularidade no Irão e, por arrasto, nas redes sociais. No Instagram, o avançado tem 2,4 milhões de seguidores.

Mehdi na camisola

Tal como acontecia no Rio Ave, Mehdi Taremi prefere ter apenas o primeiro nome na camisola. O número ainda não está escolhido.

Nakajima treina com o plantel

A segunda semana da pré-época trouxe Nakajima de volta aos treinos com o plantel portista. Na semana passada, o japonês tinha estado afastado e fonte do F. C. Porto disse ao JN que o clube ia procurar uma solução para o caso criado em maio, quando o jogador se recusou a treinar no Olival, com receio da covid-19. A reintegração foi assumida no boletim de treino dos dragões.

Zaidu e mais caras novas no treino

Contratado no domingo ao Santa Clara, o lateral-esquerdo Zaidu já treinou no Olival, num dia em que Sérgio Conceição chamou ao plantel principal alguns jogadores da equipa B (Meixedo, João Marcelo, NDiaye, Rodrigo Valente) e também Chidozie, que ainda espera colocação na nova época.

Dez ausentes nos próximos dias

As seleções principal e de sub-21 de Portugal levaram oito jogadores do Olival: Pepe, Danilo, Sérgio Oliveira, Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós, João Mário e Vítor Ferreira. Marcano e Fábio Vieira recuperam de lesões.

Nuno A. Amaral com J. P. G.