Águias abordaram o avançado na véspera de este assinar pelos dragões. Sporting também esteve na jogada, o que caiu mal.
Corpo do artigo
Mehdi Taremi já treina no Olival, mas a história da contratação do avançado iraniano também envolveu Benfica e Sporting. Valeu ao F. C. Porto a palavra dada pelo iraniano, que não voltou atrás, apesar de ter recebido propostas avultadas de águias e leões. Ao que o JN apurou, o Benfica ofereceu um contrato de 1,6 milhões de euros anuais ao avançado, o dobro do que este vai auferir no Dragão. A proposta do Sporting foi de 1,2 milhões, igualmente recusada.
12582028
Mas voltemos ao início. O interesse portista em Taremi surgiu a 21 de julho, quando Vítor Baía transmitiu a Pinto da Costa a possibilidade de contratar o atacante ao Rio Ave, detentor de 50% do passe. No dia 23 de julho, o novo diretor portista teve uma reunião com o presidente vilacondense, António Silva Campos, que pediu cinco milhões de euros pela cedência dos direitos económicos.
Vítor Baía sempre em contacto
Nas semanas seguintes, o F. C. Porto transmitiu o interesse em envolver no negócio um de três jogadores, com o objetivo de baixar o preço da transferência, e, a 26 de agosto, Silva Campos decidiu que o jogador desejado era André Pereira, mais 4,5 milhões de euros, como viria a ficar selado. Baía assumiu os contactos à distância com Taremi, de férias no Irão, recebendo o sim do avançado.
12571616
Mas a chegada ao Dragão ainda teve obstáculos. Na passada quarta-feira, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, telefonou ao homólogo do Rio Ave para lhe propor a contratação do jogador, oferecido ao clube de Alvalade por um empresário iraniano que, segundo Taremi, já não o representa. Os leões ofereciam 1,2 milhões por ano ao avançado e Silva Campos ficou surpreendido com o contacto, pois já tinha chegado a acordo com o F. C. Porto.
No mesmo dia, Taremi recebeu um telefonema de Tiago Pinto, diretor-geral do Benfica, em nome de Vieira, oferecendo-lhe 1,6 milhões de euros por ano. O clube da Luz tentou desviar o avançado e insistiu no domingo passado, mas Taremi respondeu que nem por 10 milhões voltaria atrás. Segundo apurámos, no Dragão ninguém ficou surpreendido com a atitude do Benfica, mas o comportamento do Sporting caiu mal na SAD, sobretudo depois de Pinto da Costa ter garantido que nunca se iria aproveitar dos problemas financeiros dos leões após o caso de Alcochete.
Taremi acabou mesmo por assinar pelo F. C. Porto, até 2024. A oficialização demorou algumas horas a surgir, mas apenas porque Pinto da Costa teve de se ausentar do Dragão para ser submetido a uma intervenção cirúrgica às cataratas. Mal terminou a operação, o presidente ligou a Baía para se certificar de que tudo estava acertado.
Os capítulos da novela
21 julho
Vítor Baía transmite a Pinto da Costa a possibilidade de contratar Taremi. O presidente portista manda avançar o processo.
23 julho
Baía tem a primeira reunião com o presidente do Rio Ave, António Silva Campos, que pede cinco milhões de euros pelo avançado.
26 agosto
F. C. Porto e Rio Ave chegam a acordo. Presidente do Sporting telefona a Silva Campos. Diretor do Benfica contacta Taremi.
30 agosto
Benfica insiste junto do avançado iraniano, na véspera de este assinar com o F. C. Porto. Proposta das águias dobra a dos dragões.
Por dentro
Treino para 27 e com 10 ausentes
Além de Taremi, os dois treinos de ontem do plantel portista contaram com os mesmos 26 jogadores do dia anterior. Os oito internacionais chamados às seleções AA e sub-21 de Portugal só regressam na próxima semana. Marcano e Fábio Vieira recuperam de lesões.
Jogo particular com a Académica
Apesar das baixas, a equipa portista realiza hoje o segundo jogo-treino da pré-época, desta vez com a Académica, de novo à porta fechada, no Olival. Na semana passada, os dragões estrearam-se com um triunfo por 7-0 sobre o Rio Ave B.