Desporto

40 sócios do Vitória vão ser sorteados para assistir aos jogos na tribuna presidencial

Tribuna presidencial do Estádio Dom Afonso Henriques vai receber 40 adeptos nos jogos da Liga LUSA

O Vitória de Guimarães vai sortear 40 sócios para assistirem aos jogos da Liga na tribuna presidencial do Estádio D. Afonso Henriques, a partir da terceira jornada, anunciaram os minhotos, esta quarta-feira no site oficial.

"Tendo em conta a ocupação permitida na tribuna presidencial do Estádio D. Afonso Henriques e conforme decorre do comunicado oficial n.º 12 da Liga Portugal, que autoriza a lotação máxima de 50% naqueles espaços, o Vitória informa que decidiu convidar 40 associados para aceder à tribuna, nos encontros a disputar na condição de visitado e enquanto vigorarem as normas impostas pela organização da competição e pelas autoridades de saúde", lê-se no comunicado.

Os vimaranenses referem, na mesma nota, que a partir da terceira jornada, quando se der a receção ao Paços de Ferreira, às 21.15 horas de 2 de outubro, os sócios convidados vão ser "definidos por sorteio".

Esse sorteio abrange os sócios maiores de 16 anos, que têm a quota mensal atualizada e que abdicaram do reembolso do valor do lugar anual "relativo às últimas jornadas da época transata", quando os jogos se disputaram à porta fechada, devido à pandemia de covid-19.

O Vitória de Guimarães informa ainda que os sócios convidados para cada encontro "não poderão ser selecionados para as jornadas seguintes", adiantando que, por "respeito ao direito à proteção dos dados pessoais" de cada sócio, só vai divulgar no site oficial os números dos associados sorteados.

O clube minhoto revela ainda que tentou concretizar a medida na primeira jornada do campeonato, em que recebe o Belenenses SAD, às 21.15 horas de sexta-feira, mas a Autoridade Regional de Saúde do Norte rejeitou a iniciativa "face ao atual cenário epidemiológico na cidade de Guimarães".

"O Vitória respeita os motivos invocados pela ARS Norte relativamente ao jogo de sexta-feira, aplicando excecionalmente uma lotação inferior à permitida e compreendendo a responsabilidade coletiva que o momento exige na proteção dos associados", lê-se no comunicado.

A presidente da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas, adiantou, na segunda-feira, que Guimarães é um dos concelhos com "maior incidência" de novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes, juntando-se ao concelho de Vila Nova de Gaia e à região de Lisboa e Vale do Tejo como uma das "zonas mais críticas" do país.

JN/Agências