Autoridades de saúde impedem sócios convidados pelo Vitória de ver jogos na tribuna

Tribuna presidencial do Estádio Dom Afonso Henriques queria receber 40 adeptos nos jogos da Liga
LUSA
As autoridades de saúde emitiram um "parecer desfavorável" à presença de sócios convidados em cada jogo caseiro do Vitória de Guimarães para a Liga, informou esta sexta-feira a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).
O clube vimaranense anunciou, na quarta-feira, que ia sortear 40 sócios para assistirem aos jogos na tribuna presidencial do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, a partir da terceira jornada, frente ao Paços de Ferreira, a 2 de outubro, após rejeitada a iniciativa para o jogo desta sexta-feira com o Belenenses SAD, mas a ARS Norte emitiu um comunicado sobre a situação, limitando-se a dizer que "não é permitida a presença de público" nos estádios.
12729897
"Torna-se necessário clarificar que, em concordância com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-A/2020, de 11 de setembro de 2020, e as orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS), as Autoridades de Saúde de nível nacional, regional e local comunicaram o seu parecer desfavorável, não permitindo a presença de público", lê-se no comunicado.
Essa resolução indica, no artigo 22.º, que "a prática de atividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, incluindo a I Liga de futebol profissional, pode ser realizada sem público, desde que no cumprimento das orientações definidas pela DGS".
O clube minhoto adiantou, na quarta-feira, que a ARS Norte rejeitou a iniciativa para o duelo com o Belenenses SAD, da primeira jornada da Liga, "face ao atual cenário epidemiológico na cidade de Guimarães".
A presidente da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas, adiantou, na segunda-feira, que Guimarães é um dos concelhos com "maior incidência" de novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes, juntando-se ao concelho de Vila Nova de Gaia e à região de Lisboa e Vale do Tejo como uma das "zonas mais críticas" do país.
