Nacional

Hospital de S. José recebeu quatro doentes do Norte que precisam de ECMO

Equipamentos ECMO na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de S. João, no Porto Leonel de Castro/Global Imagens

O Hospital São José, em Lisboa, recebeu quatro doentes com covid-19 da região Norte que necessitam de ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos.

"O Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) [onde está integrado o Hospital São José], está a fazer resgates de ECMO (cuidados intensivos) de doentes covid-19 da região Norte", indica numa nota enviada à Lusa.

Na sexta-feira recebeu doentes dos hospitais de Penafiel, Pedro Hispano, em Matosinhos, e de Bragança e este sábado recebeu um doente do Hospital de Guimarães.

"Esperamos que o confinamento reduza nos próximos dias a pressão sobre o SNS [Serviço Nacional de Saúde]", sublinha o CHLC, adiantando a que "a gestão dos doentes funciona em pleno entre as unidades".

O Centro Hospitalar e Universitário de S. João, no Porto, os hospitais de Santa Maria e de S. José, em Lisboa, são centros de referência para ECMO.

Portugal registou 6602 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 55 mortes associadas à doença covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.305 mortes e 211.266 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando ativos 85.444 casos, mais 1.412 do que na sexta-feira.

O maior número de novos casos diários de infeção com o SARS-Cov-2 foi registado na sexta-feira, com 6.653 casos.

Os mais recentes dados indicam que 62,9% dos novos casos foram contabilizados na região Norte, onde também se registou mais de metade das vítimas mortais (28) das últimas 24 horas. Em Lisboa e Vale do Tejo, verificaram-se 1.563 novos casos e 17 mortos.

JN/Agências