Leiria

Dona de piscina polémica em terraço processa vizinhos

Piscina danificou edifício DR

Estrutura põe em risco edifício de quatro andares em Leiria.

A proprietária de uma piscina construída sem licença, no terraço do lote 4 da Avenida Adelino Amaro da Costa, em Leiria, moveu uma ação em tribunal contra os condóminos do prédio que votaram contra a proposta que apresentou para regularizar a situação, garante ao JN o morador Ricardo Vieira. Além de ser ilegal, a piscina está em risco de provocar o colapso do edifício.

Artigo artigo 13944105 esquerda

O relatório técnico sobre os danos causados no edifício, já divulgado pelo JN, identifica problemas nos quatro andares e nas garagens, em consequência da "deformação da estrutura de betão armado", que provocou o esmagamento de tijolos, fissuras nas paredes, falta de coesão dos revestimentos e infiltrações.

"No que se refere à piscina (...), e face à sobrecarga pontual elevada que está a ser aplicada sobre a laje fungiforme, corre-se o risco de poder desencadear o mecanismo de punçoamento [derrocada praticamente sem aviso] e provocar o colapso da estrutura", refere o relatório técnico, solicitado pelos condóminos, datado de abril.

"Quando comprei o apartamento, a piscina já lá estava há alguns anos e à vista de toda a gente", respondeu ao JN o filho da proprietária, que se escusou a tecer mais comentários. "Esse assunto é tratado junto da Câmara, tribunais e assembleia de condóminos."