Planeta Ronaldo

Ronaldo em branco com todas as seleções do play-off

AFP

O capitão luso nunca marcou à Turquia e está também em jejum diante da Itália e Macedónia, possíveis opositores na final.

Cristiano Ronaldo nunca marcou à Turquia, Itália e Macedónia do Norte, os possíveis adversários da seleção portuguesa no play-off de acesso ao Mundial de 2022. Desafios extra para CR7, melhor marcador de sempre de seleções, que já faturou 115 golos por Portugal, frente a 46 opositores diferentes.

Vamos por partes. Cristiano Ronaldo ficou em branco nos dois jogos em que defrontou a Turquia, adversária de quinta-feira (19.45 horas RTP1), no Dragão, nas meias-finais do play-off. O primeiro desafio foi disputado a 7 de junho de 2008, em Genebra, na Suíça. CR7 atuou os 90 minutos e acertou uma vez no ferro, numa vitória lusa por 2-0, com golos de Pepe e de Raúl Meireles, ambos na segunda parte. Quatro anos depois, a 2 de junho de 2012, no último jogo de preparação para a fase final do Euro 2012, Portugal recebeu a Turquia na Luz e perdeu 3-1. Ronaldo, que atuou os 90 minutos, ficou outra vez em branco, mas fez o passe para o golo de Nani, o momento mais positivo numa atuação marcada por um penálti que o próprio falhou, perto do final do jogo.

Caso ultrapasse a Turquia, Portugal defrontará na final do play-off, na próxima terça-feira, também no Dragão, a Itália ou a Macedónia do Norte. E também com estas duas seleções o principal craque português está em branco. Com os italianos, prováveis adversários das quinas, CR7 perdeu os dois amigáveis em que participou. O primeiro foi a 31 de março de 2004, no Municipal de Braga (1-2), em que alinhou em toda a segunda parte. Quatro anos depois (6 de fevereiro de 2008), num particular em Zurique, Suíça, jogou os 90 minutos, na derrota com a "squadra azzurra" por 1-3, mantendo o jejum com os transalpinos.

Já no caso de Portugal chegar à final e o adversário ser a Macedónia do Norte, Ronaldo tem apenas um registo, que está... em branco! A 26 de maio de 2012, Portugal empatou em Leiria, num amigável com os macedónios. O capitão português foi titular e jogou até aos 73 minutos.

Curiosamente, na época passada, Cristiano Ronaldo acabou com dois jejuns frente a duas das principais seleções mundiais: Alemanha (2-4) e França (2-2), ambos na fase de grupos do Euro 2020. Refira-se que com os franceses até faturou por duas vezes! Bom prenúncio para o play-off.

Maior pecúlio com Luxemburgo

Nove dos 115 golos de Ronaldo pela seleção A portuguesa foram marcados à congénere do Luxemburgo. Lituânia e Suécia (sete tentos cada) estão também no topo das seleções preferidas de CR7. Seguem-se Andorra e Hungria, com seis golos a cada.

Lideranças confortáveis

Ronaldo soma mais seis golos do que Ali Daei, após ter ultrapassado, em setembro de 2020, o registo do antigo jogador iraniano. A nível da seleção lusa, o domínio também é notório. Basta dizer que o segundo melhor marcador de sempre, o já retirado Pauleta, fez 47 golos.

João Faria