Vila Nova de Famalicão

Famalicão publicita resíduos para outros os aproveitarem

Mário Passos fez o balanço de oito anos de Made IN DR

Aposta na inovação e desenvolvimento tecnológico para criar valor acrescentado é meta do Created IN.

A Câmara de Famalicão está a criar uma Plataforma de Simbioses Industriais que vai permitir às empresas publicitar os seus resíduos para que outras os possam utilizar. Este é um dos recursos do programa Created IN cujo objetivo é incentivar a aposta na inovação e no desenvolvimento tecnológico.

Trata-se da evolução do projeto Made IN, que foi criado há oito anos e auxilia o desenvolvimento económico das empresas através do incentivo ao empreendedorismo, da atração de investimento e da publicitação do que se faz no concelho. Permitiu gerar 2514 postos de trabalho e abrir 301 empresas. Agora, o projeto entra numa nova fase com o Created IN.

"É a passagem de um município produtor para um município também criador. Criador de valor acrescentado, tanto ao nível de produtos e processos, como de qualificação de recursos humanos", adiantou esta sexta-feira Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, durante o balanço de oito anos de Made IN.

Atrair empresas de base tecnológica, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, criar, atrair e reter talento e incentivar a transição digital e climática são agora metas a atingir nesta nova etapa.

Bolsas para jovens

Estes objetivos serão atingidos não só através da Plataforma de Simbioses Industriais mas também com ferramentas como o roteiro Create IN que dá a conhecer "as boas práticas de inovação e sustentabilidade" mas quer ir mais longe. Até ao final deste ano e início do próximo vai ser lançado um programa de bolsas de talento para jovens que apresentem "projetos inovadores" e construído um diretório que concentrará informação sobre entidades ligadas à inovação, os projetos que desenvolvem, as linhas de investigação, infraestruturas e serviços disponibilizados às empresas.

O regulamento de atribuição de benefícios fiscais do Made IN será adaptado a este novo programa, estando também em marcha a dinamização um grupo de trabalho de inovação e desenvolvimento para "delinear estratégias e ações de aproximação às empresas e de transferência de tecnologia para empresas".

Alexandra Lopes