A Câmara de Famalicão assinou um acordo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação que vai permitir apoiar 817 agregados familiares do concelho. A medida vai ajudar um total de 2947 pessoas que não têm capacidade financeira para custear uma habitação digna.
Corpo do artigo
As famílias podem submeter candidaturas para arrendamento, reabilitação de frações ou prédios habitacionais, construção ou aquisição de prédios.
Em causa está um investimento de cerca de 62 milhões de euros, sendo que deste total 55 mil euros serão disponibilizados pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) até 2026.
Depois da assinatura do acordo, Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão manifestou algum receio em que os objetivos não consigam ser totalmente cumpridos. "Tenho algum receio da falta de disponibilidade das empresas de construção para acudir a tudo o que vão tendo em cima da mesa", explicou o autarca acrescentando que existem também critérios a cumprir como o preço por metro quadrado.
Mas, além deste apoio, Mário Passos referiu que a Autarquia vai disponibilizar lotes de terreno e projetos para que casais jovens da classe média possam aceder à sua primeira habitação. O autarca não adiantou uma data para esta medida avançar.
Entretanto, no âmbito do programa municipal "Casa Feliz" que já foram investidos 1,5 milhões de euros para 230 famílias. Já o apoio no arrendamento foram investidos cerca de dois milhões de euros em 1700 famílias.