Justiça

Aluno de Estarreja atacado com tesoura, PJ investiga tentativa de homicídio

Aluno foi transportado ao hospital de Aveiro Arquivo Global Imagens

Um aluno de 15 anos de uma escola de Pardilhó, Estarreja, foi atacado com uma tesoura, esta segunda-feira, cerca das 13 horas. O agressor é um aluno de 16 anos, que feriu o colega no pescoço.

A GNR foi chamada ao estabelecimento de ensino, mas o caso passou para a alçada da PJ por se considerar que em causa esteve uma tentativa de homicídio, apurou o JN. Já fonte dos bombeiros desvalorizou a gravidade, tendo relatado que a "agressão entre miúdos não foi grave". A vítima foi transportada ao hospital de Aveiro com ferimentos considerados ligeiros.

Também esta segunda-feira, a mãe de um aluno alegadamente agredido por outro estudante no interior da Escola Básica 2,3 de Grândola (Setúbal) revelou que vai apresentar uma queixa em tribunal. O Ministério da Educação adiantou, entretanto, que "será instaurado procedimento disciplinar".

Os casos surgem no dia em que foram divulgados os números do Programa Escola Segura. No ano letivo 2021/22 a PSP e a GNR registaram um total de 4757 ocorrências, 3172 (67%) das quais criminais, sendo os principais crimes ofensas à integridade física, injúrias e ameaças.

De acordo com o Ministério da Administração Interna, isto representa menos 9% do total de ocorrências e menos 4% das ocorrências criminais em relação a 2018/2019, último ano letivo antes da pandemia.

Zulay Costa