Desporto

Gonçalo Guedes vai ser operado e pára seis semanas

Gonçalo Guedes EPA/ANTONIO PEDRO SANTOS

Avançado apresenta lesão no joelho. Falha seis a sete jogos onde se incluiu o clássico com o F.C. Porto e os quartos de final da Liga dos Campeões

Gonçalo Guedes é baixa de Roger Schmidt para os próximos compromissos dos encarnados. O jogador contraiu uma "lesão no joelho esquerdo, com afetação meniscal" e necessita de ser operado, de acordo com um comunicado, ontem, publicado no site do clube da Luz. Ao que o JN apurou, a estimativa inicial do tempo de paragem aponta para um período de seis semanas.

Nessa circunstância, o atacante falha os embates frente ao Marítimo, V. Guimarães, Rio Ave, F. C. Porto, os duelos dos quartos de final da Liga dos Campeões, e o Chaves.

Ao que o JN apurou, Gonçalo Guedes deve submeter-se a uma cirurgia já hoje. O problema do extremo terá tido a génese ainda antes do duelo com o Vizela e piorado nesse jogo devido a uma pancada.

O avançado, que falhou o embate com o Famalicão, chegou a ser chamado por Roger Schmidt para o encontro com o Brugge, mas não saiu do banco. O problema agravou-se e o futebolista será agora operado.

O número 15 soma dois golos e uma assistência em oito jogos. Gonçalo Guedes chegou à Luz como aposta para suprimir a ausência de Julian Draxler. O alemão nunca se chegou a impor, devido a problemas físicos que também forçaram uma cirurgia, neste caso ao tornozelo esquerdo, que antecipou o final da experiência competitiva nas águias.

O cenário não se aplica ao extremo, que deve poder ainda estar disponível para a reta final do campeonato.

Melhor da Champions

Noutro âmbito, Rafa Silva foi eleito o melhor jogador da semana na Liga dos Campeões. O avançado concorria ao prémio com Thomas Muller (Bayern), Fikayo Tomori (Milan) e Marc Cucurella (Chelsea), e foi o mais votado pelos adeptos no site da UEFA.

O atacante abriu caminho à goleada (5-1) sobre o Cub Brugge que confirmou o apuramento do Benfica para os quartos de final da Liga dos Campeões. O número 27 foi titular em todos os jogos da fase de grupos e oitavos de final (656 minutos em seis duelos) e marcou cinco golos. Além da prestação neste período, o internacional português não falhou também qualquer embate da qualificação: quatro confrontos e um remate certeiro.

O avançado Gonçalo Ramos e o médio João Mário integraram também o onze da semana da principal competição europeia.

Luís Antunes