Desporto

Judoca português com HIV admite ter "medo da discriminação"

Célio Dias diz querer lutar por uma sociedade mais justa Orlando Almeida / Global Imagens

Célio Dias revelou ter contraído o HIV, depois de no passado ter admitido a homossexualidade e uma doença mental. O judoca português explicou ter algum medo da discriminação.

"Depois de ter admitido ter uma doença mental, ser homossexual e, mais recentemente, ter contraído o HIV, não vejo necessidade de me expor mas sim de falar destes assuntos, porque há outras pessoas que passam pelo mesmo", começou por dizer Célio Dias.

O português acredita que como atleta olímpico "tem o dever de informar" sobre estes tópicos. "É importante despertar consciências, sempre que saem notícias minhas eu vejo que desperto reflexões", acrescentou, em declarações à TVI.

Célio Dias não escondeu que tem medo da discriminação. "Tenho esse medo, sim, sobretudo com esta questão do HIV. Tenho medo da rejeição, mas o que importa não é o meu medo, quero é contribuir para uma sociedade mais inclusiva", continuou.

"A verdade incomoda, eu podia ter escondido a minha situação, agora e no passado, mas irei sempre lutar pela verdade, educação e uma sociedade mais justa", garantiu.