Uma paragem de autocarro que gera energia limpa, reutiliza água da chuva para regar automaticamente as plantas, possui carregamento para dispositivos móveis e cria ambiente "confortável e interativo" para quem espera o transporte - é esta a proposta das alunas de Engenharia Mecatrónica do IPVC.
A ideia, desenvolvida por quatro alunas do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico da Viana do Castelo (IPVC), foi selecionada como finalista do concurso nacional Escola da Energia - Universitários, promovido pela Fundação EDP e está a ser testada para "sair do papel".
Segundo informação divulgada pelo IPVC, a paragem de autocarro ecológica e multifunções foi criada pelas estudantes Edite Alves, Rita Martins, Sofia Peixoto e Inês Pereira, as únicas mulheres do 2.º ano do curso de Engenharia Mecatrónica. E já está em fase de concretização "num protótipo funcional".
"Nos próximos meses, a equipa será acompanhada de perto pela Fundação EDP para desenvolver, testar e validar esta solução inovadora que pretende repensar o espaço público urbano com base em sustentabilidade, tecnologia limpa e bem-estar", informa o Politécnico de Viana do Castelo, indicando que o projeto "Energia de Propósito", deve ser concretizado até 31 de agosto.