A 86.ª edição da Volta a Portugal, apresentada esta quinta-feira na Sala do Arquivo da CM de Lisboa, irá percorrer as estradas do país de 6 a 17 de agosto. A prova começa com um contrarrelógio na Maia, tem descanso em Viseu e termina na Praça do Império, em Lisboa.
Ao longo de 1581 quilómetros, mais de uma centena de ciclistas em representação de 15 equipas, sendo nove delas portuguesas, vão disputar a Volta a Portugal. Há ainda 28 contagens de prémio de montanha e 27 Metas Volantes.
A Senhora da Graça, depois de uma longa etapa com partida em Bragança, antevê-se como primeiro ponto de possíveis decisōes. Uma etapa complexa que antecede a ligação de Lamego até Viseu, onde se cumpre o dia de descanso.
A segunda fase da prova abre com uma chegada à Guarda e depois à Torre. Dois epílogos com subidas que podem decidir muito da prova. Santarém e Montejunto serão as duas paragens antes da chegada ao contrarrelógio, já na zona de Lisboa.
Entre os corredores participantes destacam-se o russo Artem Nych (Anicolor/Tien 221) vencedor da prova em 2024, Mauricio Moreira (Efapel Cycling), também já vencedor de uma edição, Alexis Guérin (Anicolor/Tien 21), que venceu a Prova Joaquim Agostinho, bem como o colombiano Jesus Pena (AP Hotels&Resort/Tavira/Faremse).
Veja todas as etapas da Volta a Portugal
6 agosto: Prólogo Maia (Contrarrelógio)
7 agosto 1.ª etapa: Viana-Braga (Sameiro)
8 agosto 2ª etapa: Felgueiras-Fafe
9 agosto 3ª etapa: Boticas-Bragança
10 agosto 4ª etapa: Bragança- Mondim de Basto (Senhora da Graça)
11 agosto 5ª etapa: Lamego-Viseu
12 agosto descanso: Viseu
13 agosto 6ª etapa: Águeda-Guarda
14 agosto 7ª etapa: Sabugal-Covilhã (Torre)
15 agosto 8ª etapa: Ferreira Zêzere-Santarém
16 agosto 9ª etapa: Alcobaça-Montejunto
17 agosto 10ª etapa: Oeiras-Lisboa (CRI)