Partido não elegeu em 2021, mas agora está empenhado num bom resultado. Terá candidaturas em três freguesias.
“Vila do Conde merece mais. Vamos mudar Vila do Conde?”. A pergunta, repetida por todos, é o desígnio da Iniciativa Liberal (IL). O partido apresentou os seus candidatos. Carlos Macedo é o cabeça de lista à Câmara, Filipe Carneiro lidera para a Assembleia Municipal. Haverá candidaturas em três das 25 freguesias: Vila do Conde, Árvore e Labruge. Liberdade, responsabilidade e transparência são as palavras-chave.
“Vila do Conde está estagnada. Nos últimos quatro anos, tivemos muitas promessas, mas, no que verdadeiramente importa, nada mudou. Para onde foram os 400 milhões de euros [dos orçamentos municipais]? Festas, concertos, fogo de artifício e fotografias do presidente para redes sociais”, frisou Carlos Macedo.
O mediador imobiliário dá como exemplo a água: desceu a fatura, mas prolongou-se o contrato, abdicou-se da renda, passou a pagar-se a rega. “Baixaram a conta agora, mas hipotecaram o futuro”, explicou, não poupando críticas à “excessiva burocracia” e aos “exageros despesistas” do atual presidente, Vítor Costa. Quer uma câmara “séria na gestão, transparente nas contas e próxima das pessoas”. Baixar os impostos - “gastar menos, devolver mais” -, criar “uma câmara digital e acessível”, “agilizar licenciamentos”, “abrir portas ao investimento, à habitação e à reabilitação urbana” são compromissos.
Acabar com decisões tomadas “sem ouvir as pessoas”, dar voz ao povo e “em horário decente” na assembleia municipal, tornar todos os documentos públicos. São estas as promessas de Filipe Carneiro. Em 2021, recorde-se, a IL não conseguiu eleger em Vila do Conde.