Pessoas

Sara Duque: a portuense que ajuda craques a quebrar barreiras

Sara Duque começou como advogada e chegou a ser Miss Portugal Foto: Instagram/ Sara Duque

Ex-advogada ajuda futebolistas como Vinícius Jr., Endrick e Namaso a dominarem o idioma das equipas onde atuam. Sara Duque é fluente em seis línguas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português, a sua língua nativa.

É presença habitual nas bancadas do Estádio do Dragão, onde não dispensa o cachecol azul e branco. Assim mostrou Sara Duque na passada segunda-feira, quando assistiu à vitória do F. C. Porto contra o Vitória de Guimarães.

No entanto, o seu palco profissional vai muito além das quatro linhas azuis brancas. Aos 32 anos, a portuense que começou a carreira como advogada - e foi Miss Portugal - é hoje referência internacional no ensino de línguas a futebolistas.

A viver entre Inglaterra e Espanha, apresenta-se como "football language coach" e já soma uma lista de alunos digna de qualquer seleção de estrelas. Endrick, a jovem promessa brasileira que só se apresentou no Real Madrid em junho de 2024, iniciou ainda no Brasil aulas com Sara para chegar preparado à exigência europeia. "Trabalhar com a Sara tem sido fundamental. Não só aprendi espanhol e inglês, como também compreendi melhor a cultura que vou encontrar", sublinhou o avançado.

Namaso foi aluno

O método de Sara vai muito além da gramática. Inclui exercícios ligados ao quotidiano do futebol, simulações de conferências de imprensa e expressões típicas de balneário.

Julián Álvarez, campeão do Mundo pela Argentina e jogador do Atlético de Madrid City, descreveu as sessões como "a chave para triunfar em Inglaterra", quando esteve no Manchester City.

E em Portugal não é diferente: aplica o mesmo método para acelerar a adaptação de jogadores. Danny Namaso, avançado inglês que chegou ao F. C. Porto em 2020, contou com o apoio da professora para se integrar mais depressa na equipa.

Com mais de 375 mil seguidores no Instagram, Sara Duque tornou-se figura mediática. Ainda assim, não perde o foco. "A comunicação é a base do sucesso, dentro e fora de campo. Aprender uma língua é aprender também a respeitar culturas", diz.

Da bancada do Dragão aos balneários da Europa, a poliglota que domina seis línguas (além do português nativo, fala fluentemente inglês, espanhol, alemão, francês e italiano) soma conquistas que ajudam campeões.

Sara Oliveira